Outubro e Mamografia

14 de outubro de 2019Em Notícias

O outubro rosa é o mês de conscientização sobre a importância da realização da mamografia no rastreamento do câncer de mama. A campanha, que inicialmente falava da necessidade do autoexame, atualmente procura dar enfoque à realização da mamografia, pois é sabido que o diagnóstico do câncer de mama antes da sua apresentação clínica apresenta maior chance de tratamento e cura.

A mamografia, embora seja um exame de imagem utilizado há longa data, persiste sendo o principal meio diagnóstico de lesões iniciais do câncer de mama. As “microcalcificações”, que correspondem à apresentação mais inicial da neoplasia mamária, são identificáveis com maior sensibilidade por esse método de imagem. Vale destacar que novas tecnologias têm aperfeiçoado o diagnóstico mamográfico, bem como a redução do desconforto da realização do exame.

Conscientização

A mamografia digital e a tomossíntese (um exame derivado da mamografia) são a evolução dos primeiros mamógrafos analógicos e estão bem estabelecidos como meios de rastreamento, sendo recomendados pelas principais entidades brasileiras* envolvidas no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, bem como por entidades internacionais**.

Estudos recentes mostram que a realização do rastreamento mamográfico, a partir dos 40 anos de idade, podem diagnosticar aproximadamente 19% mais casos de câncer de mama do que quando iniciado a partir dos 50 anos.

Além disso, sabe-se que a mamografia tem capacidade de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, sendo referidos estudos com redução da mortalidade em até 38%, haja vista a capacidade da mamografia mostrar lesões mais incipientes, o que aumenta as chances de realização de tratamentos mais adequados e melhor resposta ao tratamento.

A padronização para a realização da mamografia é determinada por consensos de especialistas, baseados em estudos clínicos e pesquisas, sendo preconizado no Brasil:

  • Pacientes com risco usual (população geral): realização anual a partir dos 40 anos.
  • Pacientes com mutação genética conhecida ou parente de 1º grau com mutação: realização anual a partir dos 30 anos.
  • Pacientes com antecedente pessoal de câncer de mama com tratamento conservador: realização anual a partir do diagnóstico.
  • Pacientes previamente submetidas a radioterapia torácica: realização anual a partir do 8º ano após o tratamento (não antes dos 30 anos).

A tecnologia a favor da vida

A técnica de realização do exame mamográfico consiste na compressão da mama para aquisição das imagens mais bem detalhadas, o que para algumas pacientes pode ser um empecilho. Desta forma, procura-se evitar a realização do exame no período menstrual (fase de maior sensibilidade das mamas).

A técnica de autocompressão***, recentemente empregada em mamógrafos mais modernos, em que a própria paciente comprime a mama durante a realização do exame, mostrou bons resultados, com qualidade de imagem semelhante à aquisição convencional, sem prejudicar o diagnóstico e com uma boa tolerância das pacientes ao exame.

Acredita-se que a tecnologia de autocompressão pode diminuir a ansiedade em relação ao exame e consequentemente melhorar a adesão ao rastreamento. A técnica de autocompressão já está disponível nos principais serviços que realizam mamografia digital em Santa Catarina.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

  1. *http://www.scielo.br/pdf/rb/v50n4/pt_0100-3984-rb-50-04-0244.pdf
  2. **https://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast-screening.pdf
  3. ***https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2723076?utm_campaign=articlePDF&utm_medium=articlePDFlink&utm_source=articlePDF&utm_content=jamainternmed.2018.7169
  4. https://www.jacr.org/article/S1546-1440(17)31524-7/pdf?_ga=2.241970817.2003548903.1569893606-1576707685.1569893606
  5. https://www.ajronline.org/doi/10.2214/AJR.16.17759

Dra. Luciane Stüpp de Freitas

CRM/SC 11.627 RQE: 10083

Médica Radiologista

Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia

Você também poderá gostar de ler...

Orientação aos pacientes em época de COVID-19

Estamos vivendo uma situação grave em meio à pandemia de COVID-19 (do inglês, Coronavirus Disease 2019). A doença…


0 Comentários4 Minutos

Outubro Rosa 2019

Nossa ação em prol do Outubro Rosa em 2019 foi um sucesso graças à adesão dos mastologistas de Santa Catarina! Para…


0 Comentários1 Minutos

Ressonância Magnética das Mamas

Em 1986, saíram os primeiros estudos sobre ressonância magnética das mamas e seus benefícios para o diagnóstico do…


0 Comentários6 Minutos